quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ativ3.4Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

 Projeto Interdisciplinar
Introdução
Este projeto tem por finalidade, uma amostragem para alunos, professores e sociedade vivenciarem as festas juninas erradicadas no mês dedicado ao são João,
Justificativa:
No Brasil as festa junina tornou-se tradição com data marcada no calendário, hoje em todas as instituições e ensino, empresas publicas ou privadas adotam as festa juninas demonstrando um pouco do imaginário do caipira da roça, através de das populares quadrilhas e comidas típicas.  Porém  durante os acontecimentos históricas e construção espaços geográfico respeitando as particulares de cada região as  quadrilhas juninas  ganharam roupagem de acordo com a cultura regionais mas não perderam o foco  espírito de equipe e brincadeira.
Objetivo
·         Resgatar as festas tradicionais, promovendo a interação da arte e a socializá-la;
·         Apresentar a diversidade das manifestações juninas;
·         Propiciar a presença da família na escola.
Fundamentação Teórica:
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentação da vivência de uma realidade global, que se insere nas experiências cotidianas do aluno, do professor e do povo e que, na teoria positivista era compartimentada e fragmentada.
Articular saber, conhecimento, vivência, escola comunidade, meio-ambiente etc. tornou-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz, na prática, por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
A interdisciplinaridade deve ser entendida como conceito correlato ao de autonomia intelectual e moral. Nesse sentido a interdisciplinaridade serve-se mais do construtivismo do que serve a ele. O construtivismo é uma teoria da aprendizagem que entende o conhecimento como fruto da interação entre o sujeito e o meio. Nessa teoria o papel do sujeito é primordial na construção do conhecimento. Portanto, o construtivismo tem tudo a ver com a interdisciplinaridade.
Desenvolvimento:
O coordenador pedagógico ficará responsável em fazer o levantamento dos recursos didáticos disponível na escolar para aplicabilidade do projeto;
Os alunos poderão fazer uma pesquisa em casa na interenet, como eram as festas juninas no tempo dos seus pais e como elas acontecem hoje;
O professor irá orientar os alunos na busca de parcerias para que explorem da temática, e formar parceira com os professores de educação física e arte educadora para apresentação de quadrilha organizada dentro do espaço escolar.
Os conteúdos poderão ser adaptados as temáticas da festa junina;
Atividades da educação infantil
·         Músicas
·         Desenhos
·         Convite para festa
·         Bandeirinhas de dobradura
·         Adereços Juninos (balão, noivo, milho, fogueira…)
·         Comidas típicas
·         Danças Juninas
Disciplinas Envolvidas
·         Sociedade e natureza e Língua Portuguesa;
Atividades do ensino fundamental I
·         Histórico da festa junina
·         Brincadeiras juninas
·         Músicas
·         Danças
·         Comidas típicas
·         Adereços juninos
·         Convite para a festa
·         Desenhos
Disciplinas Envolvidas:
·         História;
·         Geografia;
·         Língua Portuguesa
·         Matemáticas  
Recursos didáticos:
Livros didáticos;
Pesquisa na internet,
Papel 40,
Pesquisa em jornais e revista que falam sobre festa juninas;
Lápis comum e cores;
Avaliação:
·         Socializar o conjunto escolar podendo mostrar a diversidade junina dentro do espaço escolar e também interdisciplinar.
Referencial:
www.inclusao.com/Instituto Paulo Freire/Programa de Educação Continuada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário