Projeto Interdisciplinar
IntroduçãoEste projeto tem por finalidade, uma amostragem para alunos, professores e sociedade vivenciarem as festas juninas erradicadas no mês dedicado ao são João,
Justificativa:
No Brasil as festa junina tornou-se tradição com data marcada no calendário, hoje em todas as instituições e ensino, empresas publicas ou privadas adotam as festa juninas demonstrando um pouco do imaginário do caipira da roça, através de das populares quadrilhas e comidas típicas. Porém durante os acontecimentos históricas e construção espaços geográfico respeitando as particulares de cada região as quadrilhas juninas ganharam roupagem de acordo com a cultura regionais mas não perderam o foco espírito de equipe e brincadeira.
Objetivo· Resgatar as festas tradicionais, promovendo a interação da arte e a socializá-la;
· Apresentar a diversidade das manifestações juninas;
· Propiciar a presença da família na escola.
Fundamentação Teórica:
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentação da vivência de uma realidade global, que se insere nas experiências cotidianas do aluno, do professor e do povo e que, na teoria positivista era compartimentada e fragmentada.
Articular saber, conhecimento, vivência, escola comunidade, meio-ambiente etc. tornou-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz, na prática, por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
A interdisciplinaridade deve ser entendida como conceito correlato ao de autonomia intelectual e moral. Nesse sentido a interdisciplinaridade serve-se mais do construtivismo do que serve a ele. O construtivismo é uma teoria da aprendizagem que entende o conhecimento como fruto da interação entre o sujeito e o meio. Nessa teoria o papel do sujeito é primordial na construção do conhecimento. Portanto, o construtivismo tem tudo a ver com a interdisciplinaridade.
Desenvolvimento: O coordenador pedagógico ficará responsável em fazer o levantamento dos recursos didáticos disponível na escolar para aplicabilidade do projeto;
Os alunos poderão fazer uma pesquisa em casa na interenet, como eram as festas juninas no tempo dos seus pais e como elas acontecem hoje;
O professor irá orientar os alunos na busca de parcerias para que explorem da temática, e formar parceira com os professores de educação física e arte educadora para apresentação de quadrilha organizada dentro do espaço escolar.
Os conteúdos poderão ser adaptados as temáticas da festa junina; Atividades da educação infantil
· Músicas
· Desenhos
· Convite para festa
· Bandeirinhas de dobradura
· Adereços Juninos (balão, noivo, milho, fogueira…)
· Comidas típicas
· Danças Juninas
Disciplinas Envolvidas
· Sociedade e natureza e Língua Portuguesa;
Atividades do ensino fundamental I
· Histórico da festa junina
· Brincadeiras juninas
· Músicas
· Danças
· Comidas típicas
· Adereços juninos
· Convite para a festa
· Desenhos
Disciplinas Envolvidas:
· História;
· Geografia;
· Língua Portuguesa
· Matemáticas
Recursos didáticos:
Livros didáticos;
Pesquisa na internet,
Papel 40,
Pesquisa em jornais e revista que falam sobre festa juninas;
Lápis comum e cores;
Avaliação:
· Socializar o conjunto escolar podendo mostrar a diversidade junina dentro do espaço escolar e também interdisciplinar.
Referencial: www.inclusao.com/Instituto Paulo Freire/Programa de Educação Continuada.
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