Este assuntos proposto: navegando por vídeo e outras mídias, para pesquisar e trabalhar desperta o interesse para a pesquisa?
Acredito que as formas como ele é utilizado ou direcionado em sala de aula pode motivar e despertar o interesse para a pesquisa, tais como:
O Vídeo é motivador – Através de um filme pode-se provocar no grupo o interesse pela tema que está sendo exibido, levando o grupo a buscar novos conhecimentos / informações para complementar o tema em questão.
O Vídeo em Exibição – Ao assistir um filme / programa, o grupo está introduzindo direta/indiretamente novos conhecimentos e informações, valores, conteúdos e conceitos e que tem como finalidade despertar e refletir sobre as situações do seu cotidiano.
O Vídeo como recurso de contextualização – Através de um filme / programa é possível levar o grupo a estabelecer correlações entre os assuntos ou temas exibidos, as imagens apresentadas e a realidade percebida e vivida. O grupo poderá realizar através desta correlação uma maior compreensão ou exploração do que é ali visualizado, aguçando desta forma o olhar do grupo para construir os seus conceitos e emitir as suas próprias opiniões. Nesse sentido, o vídeo pode também estimular o grupo a tornarem-se telespectadores críticos, estimulando assim o pensar, a fala e o exercício da cidadania.
Vídeo Sensibilização – Utilizado para introduzir um assunto novo, despertando a curiosidade e a motivação para novos temas, de uma forma direta ou indireta, com um tema específico ou com diversas abordagens.
Vídeo Ilustração – Ajuda a mostrar o que se fala em sala de aula, apresentando também realidades distantes, simulando experiências ou desenvolvimentos que não podem ser observados em uma aula.
Penso ser estas algumas contribuições para este inicio de pesquisa e que podem valorizar o trabalho do grupo para esta especialização.
Dependendo da forma como o vídeo é utilizado ele pode despertar a criatividade, dependendo em muito da forma como ele é direcionado para o grupo que se pretende trabalhar.
O professor pode utilizar de diversas atividades para sensibilizar um grupo de alunos para o tema que será exibido ou trabalhado, assim como: dinâmicas, trabalhos em grupos, debates, pesquisas, brincadeiras, trabalhos com recortes, imagens, jornais, revistas, etc...
Através de diferentes trabalhos o grupo poderá construir e reconstruir idéias através de atividades criativas utilizando para isso diferentes materiais: dicionários, livros, jornais, revistas, textos, músicas, poesias, contos, histórias, colagens, reciclagens,etc...
Utilizando-se de diversas linguagens como: a cênica, a escrita, a plástica, musical, etc, o grupo pode expressar o seu entendimento sobre a atividade proposta.
Todas a formas de atividades e de linguagens devem proporcionar ao grupo situações que promovam reflexões sobre o seu cotidiano e suas práticas de trabalho.
O vídeo também pode ser utilizado pelo próprio grupo para revelar e produzir as suas experiências e atividades.
Pode ser utilizado como recurso para produzir documentários como entrevistas, eventos, pesquisas e estudos.
Pode ser utilizado como recurso de intervenção, onde o grupo pode intervir em um programa já pronto, modificando este programa ou o recurso áudio-visual nele inserido.
Pode ser utilizado como espelho para analisar o comportamento de grupos, indivíduos, papéis, qualidades e defeitos
E um dos recursos mais importantes e participativos para o bom desempenho dos resultados dos trabalhos de vídeos é a internet, que não deixa de ser considerada uma MÍDIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário