Cursista: Márcio Cunha Pereira
TÍTULO DO PROJETO: Ler por Prazer.
Professor: Márcio Cunha Pereira.
Escola: Municipal Dr. Eduardo Ribeiro.
Disciplina(s): Português.
Turma/classe: 8ª série do Ensino Fundamental.
Duração prevista para o projeto: 04 aulas.
Tema: Ler por Prazer.
Disciplinas envolvidas:
Português, história e geografia.
Problema e Justificativa:
Este projeto que irá de encontro às atuais necessidades dos professores, que é a “Leitura por Prazer: Estratégias de leituras”; Segundo os professores, a maior dificuldade que os mesmos têm em não desenvolver o hábito pela leitura, é a falta de tempo disponível e quando o praticam é por profissionalismo de escolas ou algum tipo de curso, isso quando é necessário, com isso os alunos alegam termos semelhantes.
O Projeto “Ler por prazer: Estratégias de Leituras” visa estimular os alunos a desenvolver o hábito prazeroso pela leitura, proporcionando a reflexão e o interesse de ler e compreender o que está sendo lido. Dando-lhes o convite a imaginação, auxiliando no desenvolvimento da escrita atenta, prevendo situações de leitura em voz alta quando pertinentes envolvendo outras linguagens, músicas e pinturas.
Objetivo Geral:
è Contribuir para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, estimulando no aluno e no professor a leitura e compreensão de mundo e sua posição social, cultural e política.
Objetivos específicos:è Criar situações em que o aluno possa desenvolver a prática da leitura;
è Incentivar a leitura livre, através de textos, livros literários, contos, jornais e outros;
è Promover a leitura coletiva;
è Possibilitar discussões que permitam varias leituras, entendimento e reflexões;
è Conhecer os mais diversos textos, literário ou não literário;
Metodologia:
Para execução do projeto: “Ler por Prazer: Estratégias de Leituras”, priorizo os alunos e as ações a serem desenvolvidas no período determinado. Selecionarei livros, textos, obras literárias e outros documentos relacionados com o tema. Desenvolverei o hábito pela leitura, criando estratégias de leituras estabelecendo relações a partir de estruturas teóricas, com uma metodologia de ensino que se caracteriza pela contextualização dos conhecimentos, através de atividades planejadas, visando à motivação dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem é mediada pelos materiais instrumentais e por um sistema de apoio que propiciam os ambientes de aprendizagem compatíveis com os objetivos e a opção curricular adotada.06. Cronograma
Atividades |
Pesquisas Bibliográficas |
Levantamento dos dados |
Ajustes |
Desenvolvimento do projeto (pesquisa e atividades desenvolvidas) |
Culminância |
è FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler. 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
è GOODMEN, K.S. O processo de leitura: considerações a respeito das línguas e do desenvolvimento. São Paulo, 2001.
è Revistas Nova Escola, artigo todas as leituras, pg03 – 2006.
è Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua portuguesa, VII, Brasília, MEC – Secretaria de Ensino Fundamental, 1947.
è Antunes, Celso, 1993 – A grande jogada: manual construtivista de como estudar Celso Antunes. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário