quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ativ4.5Produzindo o relato multimídia do seu projeto de pedagógico

Cursista: Márcio Cunha Pereira

TÍTULO DO PROJETO: Ler por Prazer.

Professor: Márcio Cunha Pereira.

Escola: Municipal Dr. Eduardo Ribeiro.

Disciplina(s): Português.

Turma/classe: 8ª série do Ensino Fundamental.

Duração prevista para o projeto: 04 aulas.
Tema:   
Ler por Prazer.
Disciplinas envolvidas:   
Português, história e geografia.
Problema e Justificativa:   
Este projeto que irá de encontro às atuais necessidades dos professores, que é a “Leitura por Prazer: Estratégias de leituras”; Segundo os professores, a maior dificuldade que os mesmos têm em não desenvolver o hábito pela leitura, é a falta de tempo disponível e quando o praticam é por profissionalismo de escolas ou algum tipo de curso, isso quando é necessário, com isso os alunos alegam termos semelhantes.
O Projeto “Ler por prazer: Estratégias de Leituras” visa estimular os alunos a desenvolver o hábito prazeroso pela leitura, proporcionando a reflexão e o interesse de ler e compreender o que está sendo lido. Dando-lhes o convite a imaginação, auxiliando no desenvolvimento da escrita atenta, prevendo situações de leitura em voz alta quando pertinentes envolvendo outras linguagens, músicas e pinturas.
Objetivo Geral:

è  Contribuir para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, estimulando no aluno e no professor a leitura e compreensão de mundo e sua posição social, cultural e política.
Objetivos específicos:

è Criar situações em que o aluno possa desenvolver a prática da leitura;

è Incentivar a leitura livre, através de textos, livros literários, contos, jornais e outros;

è Promover a leitura coletiva;

è Possibilitar discussões que permitam varias leituras, entendimento e reflexões;

è Conhecer os mais diversos textos, literário ou não literário;

Metodologia:
Para execução do projeto: “Ler por Prazer: Estratégias de Leituras”, priorizo os alunos e as ações a serem desenvolvidas no período determinado. Selecionarei livros, textos, obras literárias e outros documentos relacionados com o tema. Desenvolverei o hábito pela leitura, criando estratégias de leituras estabelecendo relações a partir de estruturas teóricas, com uma metodologia de ensino que se caracteriza pela contextualização dos conhecimentos, através de atividades planejadas, visando à motivação dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem é mediada pelos materiais instrumentais e por um sistema de apoio que propiciam os ambientes de aprendizagem compatíveis com os objetivos e a opção curricular adotada.
06. Cronograma

Atividades
Pesquisas Bibliográficas
Levantamento dos dados
Ajustes
Desenvolvimento do projeto (pesquisa e atividades desenvolvidas)
Culminância


Bibliografia.

è FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler. 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

è GOODMEN, K.S. O processo de leitura: considerações a respeito das línguas e do desenvolvimento. São Paulo, 2001.

è Revistas Nova Escola, artigo todas as leituras, pg03 – 2006.

è Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua portuguesa, VII, Brasília, MEC – Secretaria de Ensino Fundamental, 1947.

è Antunes, Celso, 1993 – A grande jogada: manual construtivista de como estudar Celso Antunes. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário